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- abr 17
Quer vencer a concorrência? Benchmarking em 3 passos!
“Sim, eu quero vencer minha concorrência, ser mais reconhecido que ela e conseguir mais clientes. Mas não entendi que palavrão é esse aí. Bench-O-Quê? Benchmarking?” Deve ter sido mais ou menos isso que pensou quando leu o titulo, não é? A gente te explica!
Quando traduzido para o bom e velho português, “benchmarking” significa “ponto de referência”. É o processo em que se são comparados os produtos e serviços de diversas empresas, além de pesquisar como elas agem no mercado e com seus clientes. Todo o resultado dessa longa pesquisa e observação feitas por você e sua empresa podem ser um excelente “ponto de referência” para ter aquela ideia inovadora que vai te fazer voar! Isso te ajuda a entender um pouco mais da estratégia e entrega de seus concorrentes, te possibilitando criar com base naquilo que já existe e dá certo.
Mas nem tudo é tão simples assim, né? O “Benchmarking Competitivo” nos explica que, assim como em qualquer momento do mercado, ele é sim constituído de muitas e muitas competições. Algumas empresas guardam à sete chaves os seus segredos e as praticas que a levaram ao sucesso, justamente com medo da concorrência que pode ultrapassa-la se segui-la como inspiração. Tá vendo o tamanho da importância desse processo? A galera até esconde da gente! 😛
Ainda bem que, assim como nossa mãe nos falava quando eramos crianças, “a gente pode aprender com os nossos erros”. E é bem isso que representa o “Benchmarking Interno”. Analisando sua própria empresa, suas próprias ideias – as que deram certo e as que nem deram tanto assim – se pode chegar a incríveis conclusões. Lembra daquela campanha que você e seus funcionários fizeram ano passado e que deu muito certo? Que tal repeti-la, com uma surpresinha a mais? E aquele fiasco que foi o evento de abertura da empresa? Será que dá para usa-lo como exemplo do que não fazer na festa de comemoração de fim de ano? É claro que sim!
Agora que já aprendeu tudo sobre Benchmarking, é hora de coloca-lo em prática!
1.Observe o processo de pré e pós-produção da concorrência
Como a empresa concorrente cria seus produtos? Será que eles fazem uma pesquisa com o público antes? Ou os questionam depois da ideia estar pronta? De onde são os materiais? Quanto tempo isso tudo demora? Como é feita a entrega e distribuição desses produtos e serviços? Como o cliente é tratado no pós-compra?
2.Observe o público
Os clientes da empresa concorrente estão felizes com o serviço prestado? No que eles erraram que os fizeram perder grande parte de seus clientes mais fiéis? E esses que foram perdidos, para que outras empresas migraram? Como eles ficaram sabendo da existência dessa marca? O que os fazem fiéis?
3.Observe a si mesmo (Benchmarking Interno)
Não esqueça que “podemos aprender com nossos erros”! É de extrema importância analisar a si mesmo, como empresa e como profissional. Será que sua empresa está conseguindo suprir as expectativas dos seus clientes? E como vão seus funcionários? Eles estão conseguindo cativar o público e representar bem o seu negócio? E você? Está sendo um bom líder?
O Benchmarking nada mais é do que uma forma de aperfeiçoar seu negócio e a gestão dele. Mas, por favor!, não confunda isso com “achar o quintal do vizinho mais verde” ou querer copiar a ideia de outra pessoa na cara dura, viu? Requer bastante cuidado, tempo e disciplina para chegar lá, a gente sabe. Clique aqui e manda um “oi” para nós da Coé que a gente e ajuda nesse processo, beleza?
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