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- maio 09
Prospects x Suspects: entenda a diferença entre os 2 tipos de cliente!
Apesar de sempre ter estado presente no mundo inteiro, o “marketing” recebeu um nome tempos depois, derivado pela palavra “market”, do inglês “mercado”. Por se tratar de um estudo ainda novo, a maioria dos termos da área não foi traduzida – como, por exemplo, os Prospects e Suspects.
Isso acaba dificultando nossa proximidade com essas palavras e suas funções. Afinal, o marketing ainda é muito novo – a primeira literatura específica sobre ele veio durante a Segunda Guerra Mundial. Ou seja: é um bebê! 😛
Os profissionais da área começaram a perceber que, com o crescimento da concorrência, precisavam encontrar maneiras de chamar a atenção dos clientes para seu próprio produto. Os clientes foram separados em “categorias” para que cada um deles recebesse o tratamento e a atenção que demanda.
Uma dessas “categorias” foi dividir a galera em tipos de consumidor ou “Prospects e Suspects”. Termos também em inglês, esses dois têm muito a nos ensinar e, a partir deles, você vai entender o mercado de uma outra forma!
Estão dentro da categoria de “Suspects” todas aquelas pessoas que fazem parte do seu nicho e do seu mercado em potencial. Se sua empresa é especializada em comidas naturais e sem conservantes, por exemplo, seus suspects são todas as pessoas do mundo fit que se preocupam com a saúde e naturalidade.
Já os “Prospects” são aquelas pessoas que passaram pelo “filtro” da categoria anterior. A gente explica: ainda seguindo o exemplo da empresa só de comidas naturebas, os suspects são todas as pessoas que consomem esse tipo de produto – isso já ficou claro, né?
Mesmo assim, seu público não vai ser 100% dessas pessoas. É preciso passá-las por uma análise para perceber quem realmente podem ser seus clientes. Os alimentos naturais vão ser feitos para alguma idade específica? Qual a região que você pretende abranger? A entrega desse produto vai ser feita de que maneira?
Essa segregação é importante pra entender bem quem é que te consome e quem é que precisa da sua atenção. Existem várias maneiras de estudar o mercado e conseguir separar bem quem tem interesse em você e quem não tem: pesquisas, observação, benchmarking (já fizemos um post sobre isso! Clica aqui e corre pra ler!)…
A Coé tá aqui pra te ajudar nisso. Um de nossos serviços é estudar cada caso de forma única e entender suas demandas. Manda uma mensagem pra nós que vamos te ajudar a entender ainda mais quem realmente são seus prospects e suspects!
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